Será que os professores de educaçao física escolar consideram o parquinho (playground) como um espaço também da educação física. Um estudo recente avaliou esse espaço durante o intervalo da manhã e do almoço considerando que é uma oportunidade para as crianças participarem de uma atividade física diária. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos de 12 meses de uma intervenção no parquinho sobre uma atividade física de moderada a vigorosa em crianças, durante o intervalo da manhã e do almoço. Métodos: Quatrocentos e setenta crianças (232 meninos, 238 meninas) entre 26 escolas participaram do estudo. Quinze escolas redesenharam o ambiente usando marcações nas estruturas físicas do parquinho. Onze escolas serviram como controles, pareados pelo nível socioeconômico. Os níveis de atividade física foram quantificados através da freqüência cardíaca e da acelerometria no início, 6 meses e 12 meses após a intervenção. Resultados: Efeitos positivos da intervenção foram encontrados, porém não foram diferenças significativas. Interações revelaram que o efeito da intervenção foi mais forte em seis meses do que em 12 meses pós-intervenção. Conclusões: A marcação no parquinho e a intervenção nas estruturas físicas teve um efeito positivo sobre a intervenção do intervalo da manhã e no almoço para crianças, quando avaliada por meio da freqüência cardíaca e acelerometria, mas esse efeito foi mais forte 6 meses pós-intervenção e diminuiu entre 6 e 12 meses.
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Um comentário:
Parabéns Prof. Douglas pelos comentários do artigo. Geralmente é o vemos mesmo quando algo novo é implantado ou reformulado (no caso dos parquinhos) eles são muitos utilizados no início e depois viram sucatas. Cabe aos mantenedores estimular o seu uso frequentemente.
Forte Abraço.
Prof. Mauricio dos Santos
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