A pesquisa foi realizada na Suécia (E não no Brasil) na revista "British Medical Journal". Ainda reconhecendo todas as limitações de qualquer pesquisa e de qualquer abordagem... os dados são bem interessantes... Foram mais de 2.200 homens com idade acima dos 50 anos, acompanhados por mais de 20 anos, período durante o qual foram registrados o padrão de atividades físicas e a mortalidade no grupo estudado. As atividade físicas foram classificadas de leves a intensas de acordo com a frequência e intensidade.
Para estar no grupo de atividades intensas os participantes precisavam relatar: atividade esportiva competitiva ou treinamento esportivo, atividades recreativas esportivas ou trabalhos externos, como jardinagem intensa, pelo menos três vezes por semana. Esse grupo apresentou uma redução de mortalidade de 32% quando comparado ao grupo que não praticava exercícios. Mesmo quem praticava atividades de forma moderada também tinha redução da mortalidade, só que dessa vez de 22%.
A avaliação do ganho em anos de vida foi obtida ao se aplicar o efeito de redução da mortalidade sobre a expectativa de vida daquele grupo. Os pesquisadores chamam a atenção para um detalhe importante. Os benefícios do exercícios só aparecem após 10 anos de atividade física
Para acessar o artigo click aqui:
BYBERG LIISA et al. Total mortality after changes in leisure time physical activity in 50 year old men: 35 year follow-up of population based cohort. BMJ 2009;338;b688
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Nossa muito interessante este artigo, vou acessar para saber mais e ficar por dentro destas pesquisas. Estarei acompanhando seu blog.
Obrigada por ter comentado meu blog, é muito gratificante uma pessoa como você ler as minhas postagens, espero que continue lendo e criticando para que eu possa crescer nessa área que eu amo muito.
Abraços
Postar um comentário