AGITA GALERA - AÇÃO PERMANENTE
Guia de promoção da atividade física da Inglaterra
Vale a pena conferir: http://ligcev.com/guiainglaterra.
CICLO DE PALESTRAS - online ATIVIDADE FÍSICA
COMO UTILIZAR AS TÉCNICAS DE ACONSELHAMENTO PARA ESTIMULAR A ATIVIDADE FÍSICA?
PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA NO AMBIENTE ESCOLAR
COMO PRESCREVER EXERCÍCIOS PARA HIPERTENSOS?
PROGRAMA DE CAMINHADA: DA IMPLEMENTAÇÃO À AVALIAÇÃO!
USO DOS PEDÔMETROS NOS PROGRAMAS DE QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE
Ginástica Laboral x Nível de Atividade Física
Atividade física x mulheres incontinentes
Para ver o resumo do artigo clique aqui: Influência da atividade física em mulheres incontinentes
Transporte Escolar
Para ver a matéria clique
Há outras experiência pelo mundo visite também o site: http://www.walktoschool.org.uk
Experiência no Reino Unido.
Celebração Dia Mundial de Atividade Física
No Brasil até o momento são 6 estados, 80 cidades em São Paulo e 9 países. Em São Paulo uma caminhada no dia 5 de abril com início as 9h no MASP (www.agitamundo.org/caminhada) até a Assembleia Legislativa será a principal atividade. Escolas Públicas Estaduais e Muncipais também participarão.
Visite também: http://www.who.int/topics/physical_activity/en/
Wii e Games Tradicionais
O objetivo foi comparar o gasto energético de adolescentes durante dois jogos de video-game (XBOX 360 x Wii Sports). Os adolescentes jogaram por 15 minutos cada um dos jogos. Os resultados demonstraram que quando os adolescentes jogaram o Boliche no Wii Sports o gasto foi de (190.6 (22.2) kJ/kg/min), tenis (202.5 (31.5) kJ/kg/min), and boxe (198.1 (33.9) kJ/kg/min) foi significamente maior do que os jogos sedentários (125.5 (13.7) kJ/kg/min) (P<0.001). O gasto energético pelo menos de 65.1 (95% confidence interval 47.3 to 82.9) kJ/kg/min maior do que os games sedentários
Graces, L et. al. Energy expenditure in adolescents playing new generation computer games. BMJ 2007;335;1282-1284.
http://www.bmj.com
Atividade Física e Mortalidade
Para estar no grupo de atividades intensas os participantes precisavam relatar: atividade esportiva competitiva ou treinamento esportivo, atividades recreativas esportivas ou trabalhos externos, como jardinagem intensa, pelo menos três vezes por semana. Esse grupo apresentou uma redução de mortalidade de 32% quando comparado ao grupo que não praticava exercícios. Mesmo quem praticava atividades de forma moderada também tinha redução da mortalidade, só que dessa vez de 22%.
A avaliação do ganho em anos de vida foi obtida ao se aplicar o efeito de redução da mortalidade sobre a expectativa de vida daquele grupo. Os pesquisadores chamam a atenção para um detalhe importante. Os benefícios do exercícios só aparecem após 10 anos de atividade física
Para acessar o artigo click aqui:
BYBERG LIISA et al. Total mortality after changes in leisure time physical activity in 50 year old men: 35 year follow-up of population based cohort. BMJ 2009;338;b688
Biblioteca pessoal
Dia Mundial da Atividade Física
Fontes de informação!
Indicadores de Percepção da Cidade de São Paulo
Abaixo um dos itens sobre bem-estar e realização... É um bom sinal para ajudar a entender porque é tão difícil mudar comportamentos sem considerar a complexidade dos determinantes intra-pessoais, sociais e ambientais e olha que fazer mais atividade física ainda apareceu na lista.
Pensando no seu bem-estar e no seu dia-a-dia, o que poderia torná-lo uma pessoa mais realizada?
1. Ter mais dinheiro (26%)
2. Ter um emprego melhor (16%)
3. Conviver mais com a família (13%)
4. Cuidar mais da saúde (12%)
5. Ter mais tempo livre (6%)
6. Estudar mais (6%)
7. Ter mais diversão e lazer (6%)
8. Ter mais liberdade/independência(3%)
9. Ter mais amigos (2%)
10. Praticar mais atividades físicas (2%)
11. Nada me faria uma pessoa mais realizada(4%)
12. Não sabe/ Não respondeu (1%)
AF e Menopausa
Divulgado hoje no site da Globo
Pesquisa multidisciplinar realizada na Universidade de São Paulo (USP) constatou que a prática regular de atividade física foi mais eficiente para melhorar a qualidade de vida de mulheres na menopausa do que o tratamento com reposição hormonal, combatendo os sintomas típicos do período, como indisposição, fadiga, irritação, insônia, dores no corpo e ondas de calor. O trabalho, que envolveu as Faculdade de Educação e de Medicina, acompanhou 44 mulheres entre 45 e 58 anos.
Parte das mulheres que participaram da pesquisa entrou naturalmente na menopausa e o restante retirou o útero. Durante seis meses, elas tiveram o estado de saúde monitorado pelos pesquisadores e preencheram questionários sobre como estavam se sentindo no período. Para perceber o impacto dos exercícios, as mulheres foram divididas em quatro grupos - o que fez atividade física e tomou hormônios; o que se manteve sedentário e tomou hormônios; o que fez exercícios e tomou placebo; e, por fim, o que ficou sedentário e tomou placebo. A atividade física foi uma hora de bicicleta ergométrica três vezes por semana.“O que aconteceu foi que somente as que fizeram exercícios tiveram melhora na qualidade de vida”, explica Carolina Kimie Moriyama, uma das autoras da pesquisa, que foi publicada no periódico científico Journal of The North American Menopause (http://www.menopausejournal.com ).